Beleza

O Poder do Batom Vermelho

23 jul 2020 • por Natália Morelo • 0 Comentários

Não há uma única vez em que eu apareça pelas redes socias de batom vermelho que eu não receba um: Ameeeiii! Ou: que batom é esse?
Por quê? Primeiro, porque o vermelho é a cor que tem o maior comprimento de onda. É a primeira cor que o nosso cérebro percebe, e isso não é uma escolha. É física. O vermelho não passa despercebido.

Segundo, porque ele á cor que remete ao poder. É a cor de todas as paixões. Representa o amor e o ódio, segundo pesquisas realizadas (sim) e descritas no livro A Psicologia das Cores, de Eva Heller.

Eu levei alguns anos até entender que o vermelho ficava bem em mim. E isso deu-se pelo fato de que ele representa força e poder. Adolescente, eu ainda não sabia o que era isso. E tomei coragem pra usar já adulta, porque sabia que ele teria o poder de me fazer estar no centro. Além disso, para quem não tem os lábios finos, usar cor de batom mais forte já é um grande motivo pra saber que vai chamar atenção.
Mas, qual é sua intenção?

Não se trata de construir um personagem, mas entender que as cores transmitem sensações e podem te dar uma ajudinha, aquela levantada que uma boa maquiagem pede de vez em quando.

Quero explorar mais este universo, mas hoje vou focar nos batons que eu uso, explicar o motivo pelo qual escolhi estes tons e indicar alguns outros pra vocês.

Os preferidos da vida, são estes dois:

NARS – Cruella
  • CruellaNARS (aqui) – vermelho escuro, acabamento matte. Fundo neutro frio, mas que não deixo de usar. Por ser escuro, se adapta muito bem ao meu subtom de pele. *A principal característica da minha cartela de cores #outonoescuro é que as cores escuras harmonizam bem comigo!
NARS – Mysterious Red
  • Mysterious RedNARS (aqui) – vermelho escuro, acabamento matte. Fundo neutro frio, e que novamente não deixo de usar!

E tem aquele queridinho da MACRuby Woo (aqui), que ao contrário do que muitos pensam, tem um subtom frio (maior quantidade de pigmento azul em sua composição), ao invés de quente (pigmento amarelo).
Porém, como a cartela #outonoescuro é a que melhor lida com a intensidade de cor entre os outonos, eu uso sem problemas. Às vezes, misturo com outro para o efeito ficar melhor. Mas é o que sempre dá certo.

MAC – Ruby Woo

Os três batons acima, se seguirmos à risca as cartelas de coloração pessoal, seriam indicados para as pessoas das cartelas de inverno.
Porém, afirmo que conhecimento é a melhor forma de podermos quebrar estas ‘regrinhas’. Assim, sigo usando meus batons, porque conheço suas características.

No entanto, se você conhece sua cartela de coloração pessoal e se sente mais segura usando as cores recomendadas na sua cartela, aqui vai a sugestão de alguns vermelhos de fundo quente (ou mais alaranjados), recomendados para as cartelas de primavera e outono:

Fashion LegacyMAC (aqui) vermelho intenso.

Ultime CHANEL (aqui) vermelho intenso.

De forma geral, os vermelhos mais fechados e parecidos com o cereja são indicados para as pessoas que têm subtom de pele frio ou neutro frio (como as cartelas de verão e inverno). Os vermelhos mais abertos e puxados para o laranja, harmonizam bem com as pessoas que têm um subtom de pele de fundo quente ou neutro quente (cartelas de primavera e outono).

Agora, se você não entendeu nada sobre cartelas e harmonia de cores dos batons, mas quer saber qual fica melhor em você, faça uma análise de coloração pessoal. Essa e todas as outras dúvidas de maquiagem serão sanadas.

Comente Aqui
Posts Anterior